sexta-feira, 29 de abril de 2016

O Hábito da Leitura

Aos 13 anos adquiri o prazer pela leitura. O tempo foi passando e eu fui gostando mais ainda de ler. Começou com o livro A Droga da Obediência que tive que ler para a escola. Devorei o livro em 2 dias. Acabei comprando a coleção completa. Minha mãe emprestou e nunca mais vi a coleção. Um pouco antes, do mesmo autor, eu li A Marca de Uma Lágrima e terminei o livro em 1 dia, mas só porque tinha ficado de emprestar o livro depois que lesse.
Conforme o tempo foi passando fui pegando gosto por outros livros. Um que gostei muito foi Revolução em Mim. E depois de um tempo comecei a trocar experiências em grupos de Orkut (isso faz tempo) e achei uma comunidade que troca livros. Descobri nos correios a opção de registro módico (era apenas para enviar livros) que era mais barato para incentivar a cultura. Nisso perdi um livro maravilhoso chamado Depois Daquela Viagem.
Ao longo dos anos emprestando e pegando emprestado perdi muito mais livros do que “lucrei”. Sei olhando para a capa quais peguei emprestado e até hoje não devolvi por falta de oportunidade. Perdi também títulos como O Vendedor de Sonhos e A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres. Cada livro um melhor que o outro e, que hoje em dia, me deixam feliz de estarem espalhados pelo mundo para que outras pessoas possam ganhar conhecimento deles.
Há 5 anos perdi bastante o hábito de leitura. Entrei na faculdade, passei a gastar minhas horas de outras formas e hoje em dia sinto falta. Quando ainda com meu ex quis adquirir um Kindle mas ele foi contra e acabei não comprando. Assim que terminei foi uma das minhas primeiras aquisições mas em pouco tempo ele travou e fiquei super mal. Esperei descarregar (o que demora eternidades) pra daí carrega-lo e voltou a funcionar.
Graças ao Kindle voltei a ler com mais vontade já que ele facilita DEMAIS a leitura. Os livros são mais baratos e não preciso sair de casa para compra-los. Não ocupam espaço nas prateleiras e também não pesam na bolsa. Por ter iluminação própria (kindle paperwhite) leio em qualquer lugar, no sol ou no escuro. É ótimo para ler na cama sem a luz incomodar por estar refletindo no livro ou que tenho que olhar para a luz. O quarto pode ficar com todas as luzes apagadas e a leitura flui perfeitamente com a luz embutida. O bom também é que da pra regular o tamanho das letras facilitando a leitura. O único porém é que as imagens (quando tem) não aparecem coloridas.
Graças ao Kindle e toda a experiência que tenho tido querendo me reinventar me indicaram o livro A Mágica da Arrumação. Sempre tive problemas com organização. Desde perder controle remoto da tv até perder documentos importantes. Assumo que ainda não tive coragem de fazer a arrumação completa, mas mesmo assim esse livro me abriu muito os olhos.
Aprendi porque tantas pessoas (não só eu) têm tantos problemas com organização. Porque de ser tão difícil manter as coisas todas nos lugares. Nossos pais cobravam organização, mas nunca nos ensinaram a sermos organizados porque eles também não aprenderam. O mundo está cada dia mais consumista e acabamos entrando na onda. Temos muito mais coisas do que precisamos e isso nos atrapalha.
Depois que li aprendi a me desapegar mais facilmente das coisas que tenho. Já não vejo mais necessidades em coisas que falava pra mim mesma “Um dia posso precisar disto”. Aprendi que temos que tem em casa apenas o essencial. Essencial para a vida e para a alma. E de preferencia que o essencial para a vida seja, também essencial para a alma. Confuso? Então, é simples. Só se fazer a pergunta: eu AMO isso? Se sim, guardar, se não: jogar fora.

Quando tiver em casa só coisas que ama tudo na vida acaba melhorando. É muito mais prazeroso chegar pra uma casa arrumada e com coisas que ama. Estou procurando chegar nisso, mas sem a mesma pressa descrita no livro. Já tem uns 6meses que não compro roupa e também não sinto falta. E a ideia é ficar cada vez mais tempo sem comprar as coisas. De compras, bastam os livros pelo Kindle e com o tempo que vou economizar não tendo que arrumar a casa, vou lendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário