sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Continuando a Faxina



Como falei ontem sobre o vinagre, resolvi testar ele em outras coisas. Vi que o fogão estava bastante sujo e merecia uma boa limpeza. Normalmente meu namorado vem usando palha de aço e limpa alumínio, porém o limpa alumínio tem um cheiro fortíssimo e pouquíssimo agradável.
Resolvi aproveitar a onda do Pokémon Go e fui até o mercado a pé (bônus por não gastar combustível e diminuir mais ainda o impacto ambiental) e comprei um vinagre mais barato e bicarbonato de sódio. Pena que em mercado você normalmente encontra ele em saquinhos de tempero, ou seja, vem muito pouco e ainda tem que lidar com a embalagem. Quando na casa da minha mãe compramos em loja a granel, vem a quantidade que a gente quer (ou seja, bastaaante), por um preço bem mais razoável e sem tanta embalagem. E também tem o fato de que cada vez tenho usado o bicarbonato de sódio em mais finalidades, então em grande quantidade é bem mais prático.
Peguei um borrifador antigo da casa do meu namorado que eu tava usando pra borrifar uma solução de água sanitária com água na parede que está mofada (uma vez li que era bom fazer isso, não lembro a razão). Limpei bem e enchi-o com o vinagre puro. Borrifei bem no fogão e deixei um tempo. Enquanto isso cortei um pedaço de bucha vegetal para servir de esponja. Joguei bicarbonato de sódio na bucha ainda seca e foi uma má ideia, caiu através da bucha e foi direto para a minha mão. Então molhei a bucha  e tentei de novo e dessa vez o bicarbonato aderiu a bucha.
Feito isso esfreguei o fogão e fiquei surpresa. A sujeira foi saindo que nem em comercial de televisão! Foi uma coisa linda de se ver. E olha que eu não acreditava muito, já que quando li a respeito às primeiras vezes sempre lia que bicarbonato + vinagre anulavam um ao outro e era a mesma coisa que limpar com água. A química pode ser essa, mas na hora que um tá reagindo com o outro sei que a sujeira sai fácil.
O que eu faria diferente? Acho que o próximo passo pra mim é achar um saleiro de vidro com tampa de alumínio (2 na verdade) e deixar com bicarbonato de sódio, aí em vez de jogar o bicarbonato na bucha, polvilho com o saleiro em cima do vinagre e esfrego com a bucha úmida e pronto. E ainda fica mais fácil pra usar o bicarbonato como desodorante (como falei em outro post).
Usei o vinagre com um pano para limpar a tampa de vidro do fogão e também limpou super bem. Borrifei o vinagre, coloquei um pouco de bicarbonato no pano e foi só passar. O vidro ficou como novo sem nenhuma dificuldade de esfrega-esfrega! Amei o resultado.
Enfim, vantagens do dia:
-Pokémon Go me tirou do sedentarismo de só andar de carro então ainda fiz atividade física
-Vinagre substitui outros produtos muito bem e me custou apenas R$1,59 a embalagem com 750ml
-A bucha vegetal funciona igual à bucha normal de cozinha, porém com menos impacto ambiental já que é proveniente de uma planta, super barata e tem diversos usos (também a uso como bucha pra banho, mas não a mesma parte da que uso para lavar as coisas, não se preocupem). Ela não é de plástico como a outra e pelo que li a respeito, depois de utilizada ainda posso jogá-la na composteira, então em vez de levar 100+ anos para se decompor, as minhocas e terra faram isso com a vegetal em muito menos tempo. Menos impacto para o planeta é win-win para todo mundo. :D

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Sem desinfetante ou água sanitária

     Depois de muito ler sobre estilo de vida mais sustentável e natural, sempre me surpreendi com a ideia de que não precisamos de desinfetante ou água sanitária para lavar a casa. Como na casa da minha mãe tenho empregada, acabo não tendo muita voz no que diz respeito a limpeza da casa. A minha mãe compra os produtos que a faxineira pede e fica por isso mesmo. 
     Meu namorado também me contou que 2 calopsitas dele morreram uma vez por causa do cheiro da água sanitária na hora de lavar o piso da casa, então sempre que ia ter faxina, colocava as calopsitas novas numa gaiola o mais longe possível da casa e mesmo assim o nariz sensível delas ficava avermelhado. Quando arranjei as minhas, pedi que a faxineira passasse a limpar meu quarto apenas com vassoura e pano com água. 
     Já na casa do meu namorado, eu tenho total autonomia sobre como a limpeza será feita (ele sempre me deu liberdade e desde o inicio do relacionamento já dizia que a casa era nossa, mesmo só ele bancando e eu morando a 800 km). Para passar pano na casa testei passar desinfetante com cheirinho diluído em bastante água. Vi que as calopsitas não acharam ruim e acabei me adaptando. 

     Hoje, no entanto, vi que o chão estava sujo e precisava de outra passada de pano, mesmo que eu tenha passado pano ontem. A casa tem um quintal bem grande de terra e fiquei ontem com 4 crianças correndo pra dentro e fora de casa e as vezes deixando pingos de água ou refrigerante caírem no chão (isso somado ao fato de ter 3 gatos e uma calopsita). Aí pensei, vou testar o método de água com água sanitária. 

     Nossa! Foi uma surpresa e tanto. As manchas do chão saíram muito mais mais fácies do que quando uso desinfetante. Além de ter deixado um cheiro suave e bem gostoso (usei vinagre de álcool com limão). A calopsita nem se manifestou, o nariz não deu qualquer alterada, a casa ficou super limpa e cheirosa. E melhor, sem eu ter que me preocupar se o produto era tóxico para entrar em contato com minhas mãos então pude dispensar o uso de luvas. Foi só alegria.

     Eu já vinha usando o vinagre para desinfetar frutas ao invés de água sanitária, como muitos usam. Sempre me preocupei com a ideia de usar água sanitária em algo que eu vou ingerir e o vinagre tem funcionado muito bem. E as vezes depois de deixar de molho no vinagre, passo uma água e jogo um pouco mais de vinagre porque a fruta fica, na minha opinião, com um gosto muito mais gostoso, misturando o ácido do vinagre com o doce da fruta.
     Pra quem estiver interessado, li também que serve como substituto para amaciante, mas ainda não testei e não posso dizer a fundo. Quando eu voltar pra casa pretendo fazer meu próprio sabão em pó de roupas e testar o vinagre como amaciante e quando as roupas saírem da máquina posso fazer outro post falando a respeito de como foi a experiencia e como as roupas sairão da máquina