quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Sem desinfetante ou água sanitária

     Depois de muito ler sobre estilo de vida mais sustentável e natural, sempre me surpreendi com a ideia de que não precisamos de desinfetante ou água sanitária para lavar a casa. Como na casa da minha mãe tenho empregada, acabo não tendo muita voz no que diz respeito a limpeza da casa. A minha mãe compra os produtos que a faxineira pede e fica por isso mesmo. 
     Meu namorado também me contou que 2 calopsitas dele morreram uma vez por causa do cheiro da água sanitária na hora de lavar o piso da casa, então sempre que ia ter faxina, colocava as calopsitas novas numa gaiola o mais longe possível da casa e mesmo assim o nariz sensível delas ficava avermelhado. Quando arranjei as minhas, pedi que a faxineira passasse a limpar meu quarto apenas com vassoura e pano com água. 
     Já na casa do meu namorado, eu tenho total autonomia sobre como a limpeza será feita (ele sempre me deu liberdade e desde o inicio do relacionamento já dizia que a casa era nossa, mesmo só ele bancando e eu morando a 800 km). Para passar pano na casa testei passar desinfetante com cheirinho diluído em bastante água. Vi que as calopsitas não acharam ruim e acabei me adaptando. 

     Hoje, no entanto, vi que o chão estava sujo e precisava de outra passada de pano, mesmo que eu tenha passado pano ontem. A casa tem um quintal bem grande de terra e fiquei ontem com 4 crianças correndo pra dentro e fora de casa e as vezes deixando pingos de água ou refrigerante caírem no chão (isso somado ao fato de ter 3 gatos e uma calopsita). Aí pensei, vou testar o método de água com água sanitária. 

     Nossa! Foi uma surpresa e tanto. As manchas do chão saíram muito mais mais fácies do que quando uso desinfetante. Além de ter deixado um cheiro suave e bem gostoso (usei vinagre de álcool com limão). A calopsita nem se manifestou, o nariz não deu qualquer alterada, a casa ficou super limpa e cheirosa. E melhor, sem eu ter que me preocupar se o produto era tóxico para entrar em contato com minhas mãos então pude dispensar o uso de luvas. Foi só alegria.

     Eu já vinha usando o vinagre para desinfetar frutas ao invés de água sanitária, como muitos usam. Sempre me preocupei com a ideia de usar água sanitária em algo que eu vou ingerir e o vinagre tem funcionado muito bem. E as vezes depois de deixar de molho no vinagre, passo uma água e jogo um pouco mais de vinagre porque a fruta fica, na minha opinião, com um gosto muito mais gostoso, misturando o ácido do vinagre com o doce da fruta.
     Pra quem estiver interessado, li também que serve como substituto para amaciante, mas ainda não testei e não posso dizer a fundo. Quando eu voltar pra casa pretendo fazer meu próprio sabão em pó de roupas e testar o vinagre como amaciante e quando as roupas saírem da máquina posso fazer outro post falando a respeito de como foi a experiencia e como as roupas sairão da máquina


Nenhum comentário:

Postar um comentário