sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Continuando a Faxina



Como falei ontem sobre o vinagre, resolvi testar ele em outras coisas. Vi que o fogão estava bastante sujo e merecia uma boa limpeza. Normalmente meu namorado vem usando palha de aço e limpa alumínio, porém o limpa alumínio tem um cheiro fortíssimo e pouquíssimo agradável.
Resolvi aproveitar a onda do Pokémon Go e fui até o mercado a pé (bônus por não gastar combustível e diminuir mais ainda o impacto ambiental) e comprei um vinagre mais barato e bicarbonato de sódio. Pena que em mercado você normalmente encontra ele em saquinhos de tempero, ou seja, vem muito pouco e ainda tem que lidar com a embalagem. Quando na casa da minha mãe compramos em loja a granel, vem a quantidade que a gente quer (ou seja, bastaaante), por um preço bem mais razoável e sem tanta embalagem. E também tem o fato de que cada vez tenho usado o bicarbonato de sódio em mais finalidades, então em grande quantidade é bem mais prático.
Peguei um borrifador antigo da casa do meu namorado que eu tava usando pra borrifar uma solução de água sanitária com água na parede que está mofada (uma vez li que era bom fazer isso, não lembro a razão). Limpei bem e enchi-o com o vinagre puro. Borrifei bem no fogão e deixei um tempo. Enquanto isso cortei um pedaço de bucha vegetal para servir de esponja. Joguei bicarbonato de sódio na bucha ainda seca e foi uma má ideia, caiu através da bucha e foi direto para a minha mão. Então molhei a bucha  e tentei de novo e dessa vez o bicarbonato aderiu a bucha.
Feito isso esfreguei o fogão e fiquei surpresa. A sujeira foi saindo que nem em comercial de televisão! Foi uma coisa linda de se ver. E olha que eu não acreditava muito, já que quando li a respeito às primeiras vezes sempre lia que bicarbonato + vinagre anulavam um ao outro e era a mesma coisa que limpar com água. A química pode ser essa, mas na hora que um tá reagindo com o outro sei que a sujeira sai fácil.
O que eu faria diferente? Acho que o próximo passo pra mim é achar um saleiro de vidro com tampa de alumínio (2 na verdade) e deixar com bicarbonato de sódio, aí em vez de jogar o bicarbonato na bucha, polvilho com o saleiro em cima do vinagre e esfrego com a bucha úmida e pronto. E ainda fica mais fácil pra usar o bicarbonato como desodorante (como falei em outro post).
Usei o vinagre com um pano para limpar a tampa de vidro do fogão e também limpou super bem. Borrifei o vinagre, coloquei um pouco de bicarbonato no pano e foi só passar. O vidro ficou como novo sem nenhuma dificuldade de esfrega-esfrega! Amei o resultado.
Enfim, vantagens do dia:
-Pokémon Go me tirou do sedentarismo de só andar de carro então ainda fiz atividade física
-Vinagre substitui outros produtos muito bem e me custou apenas R$1,59 a embalagem com 750ml
-A bucha vegetal funciona igual à bucha normal de cozinha, porém com menos impacto ambiental já que é proveniente de uma planta, super barata e tem diversos usos (também a uso como bucha pra banho, mas não a mesma parte da que uso para lavar as coisas, não se preocupem). Ela não é de plástico como a outra e pelo que li a respeito, depois de utilizada ainda posso jogá-la na composteira, então em vez de levar 100+ anos para se decompor, as minhocas e terra faram isso com a vegetal em muito menos tempo. Menos impacto para o planeta é win-win para todo mundo. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário