segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

4 meses sem pílula

Não lembro ao certo a data que parei com a pílula, mas tem por volta de 4 meses. Não foi uma decisão fácil, te garanto. Pensei muito antes de optar por isso. Tomei pílula durante aproximadamente 8 anos e, nesse tempo, fiz 2 pausas de 1 mês cada uma.
Mas vamos começar do início?
Por que parei?
Isso é fácil. Comecei a pesquisar muito sobre o efeito da pílula em longo prazo. Os riscos de trombose e outras complicações. A queda na libido. Vários fatores contribuíram pra decisão. Eu passei a sentir muita dor de cabeça, sentia enjoos depois de tomar a pílula e tudo isso foi contribuindo. Uma vez minha mãe pediu, inclusive, que eu fizesse um teste de farmácia por causa dos enjoos.
Pois bem. Parei. Achei que a vida ficaria mais fácil. QUE ENGANO!
As dores de cabeça pararam. Os enjoos pararam. E o resto?
Achei que ia perder peso, pois dizem que a pílula engorda (retenção de líquido). Nada! Engordei. Passei a ficar mais estressada, passei a ter TPM, coisa que não tinha quando tomava pílula. Minhas mudanças de humor estão mais perceptíveis e eu passei a ter espinhas. MUITAS espinhas! Gente! Eu quase não tive espinha quando adolescente! Estou tendo TODAS agora! Aos 26 anos de idade meu rosto tá parecendo de adolescente entrando na puberdade!
Por mais que muitas coisas desfavoráveis estão acontecendo, sei que é um período de ajustes. Estou aprendendo a lidar melhor com o meu corpo de forma mais natural. Tenho aprendido a lidar mais com o cansaço (antes de parar com a pílula eu vivia cansada).
Ainda não consegui identificar o meu ciclo, mas estou chegando lá! No aniversário de um amigo meu descobri que existe aplicativo para o celular exatamente pra ajudar a acompanhar o ciclo chamado Clue. Baixei e estou gostando. Anotei nele o dia que começou minha última menstruação. Com isso deu pra identificar que minha menstruação voltou a ser de uma semana (ah, que inveja de quando eram apenas 4, no máximo 5 dias).

Eu achava que a essa altura, 4 meses depois de ter parado, meus hormônios já teriam estabilizado e eu não estaria com o rosto cheio de espinhas, mas parece que cada dia tenho mais. Agora estou tentando métodos mais naturais de controlar e tratar a pele e, conforme vou acertando, vou divulgando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário