domingo, 28 de fevereiro de 2016

Opções alternativas – Desodorante [2]

Em um dos meus primeiros posts falei sobre opções alternativas para desodorante e que não uso antitranspirante há 5 anos. Com isso comecei a receber diversas dicas de outras opções. Como comecei com a ideia de No Poo, fiquei com bicarbonato de sódio e vi que era uma opção muito em conta e de algo que eu já tinha em casa para poder aproveitar. Então resolvi testar.
Fiquei mais do que impressionada! Que pozinho branco milagroso. Não deixa qualquer cheiro na pele antes, durante ou depois. Deixa a pele transpirar normalmente, não fica grudento e também evita manchas nas roupas.
Outro fator bastante positivo é que passei a precisar ainda menos de desodorante. Um dia saí do banho e esqueci de passar. Lembrei quando já estava no carro indo pra um barzinho com meu namorado. Pensei: ah, em 3 ou 4 horas não vai dar tempo de dar cheiro. E realmente não deu. Com isso cheguei em casa, fomos dormir e no dia seguinte nada de cheiro ainda. Nunca imaginei na minha vida ficar 24h sem usar algum tipo de desodorante e não ter qualquer cheiro.
Meu namorado que é muito cético viu o resultado e resolveu experimentar também. Quando viu que era só pegar, colocar o pó na mão e espalhar na axila ele me olhou com cara de desconfiado e que não iria funcionar. Como era um final de semana, se não funcionasse bastaria tomar um banho. 24 horas depois ainda nada de cheiro. Ele também ficou bastante surpreso.

A maior vantagem do bicarbonato de sódio é que, além disso, ainda da pra comprar a granel, então você ainda evita gasto com embalagem. Só vi pontos positivos para o bicarbonato de sódio. Essa “fase” de procurar meios mais sustentáveis tem mudado minha cabeça em diversas formas e vejo o quanto da pra viver melhor com menos produtos industrializados e que fazem mal para nosso organismo.
Usos até agora testados para bicarbonato de sódio:
-Desodorante
-Shampoo
-Shampoo seco (com maizena e cacau em pó)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Receitas caseiras - Grandes diferenças



                Já tem um tempinho desde que cheguei na casa do meu namorado. Antes de vir já rolou um desentendimento já que não posso obrigar ninguém a seguir o estilo de vida que eu quero. Claro que aos poucos vamos adaptando e logo logo tudo se acerta.
                Já nos primeiros dias de viagem comecei a analisar o lixo que estávamos gerando. Muito por comprar sobremesas prontas em potinhos e já comecei a pensar em como contornar esse problema. Comecei a pesquisar receitas e até pedi receita pra minha tia avó pelo facebook. Primeira coisa que aprendi a fazer foi Danette caseiro. Achei uma delicia e sem potinhos, além de que rende muito mais e a economia é grande.
                A receita que segui foi essa: http://www.tudogostoso.com.br/receita/14906-danete-caseiro.html . A Receita que pedi para minha tia avó foi do creme de baunilha dela. Como ela não ajuda muito com medidas já que faz a anos e vai tudo no olho, segui um pouco da receita do Danette caseiro. Ficou mais ou menos assim:
Ingredientes:
4 colheres de sopa de maisena
1L de leite
1 gema
meio frasco de aroma artificial de baunilha (fui colocando e provando até ficar do meu agrado)
Açúcar à gosto (usei 3 colheres de sopa)
            Modo de preparo: Misturei tudo e levei ao fogo mexendo sempre até pegar o ponto. Passei para uma tigela de vidro e continuei mexendo até esfriar e levei a geladeira.
Minha tia explicou um pouco diferente mas pra quem não entende muito (eu) ficou um tanto complicado seguir o que ela falou, mas pra quem quiser o jeito certo ela explicou assim: bate uma gema com açúcar até ficar branquinha(gemada). Mistura com leite umas gotas de essência açúcar a gosto e uma colher de maisena dissolvida no leite antes de ir ao fogo.
Já outra coisa foi que aproveitei os ingredientes para fazer meu próprio shampoo seco. Pesquisei na internet e um frasco costuma custar por volta de 30 reais! Com certeza não estou disposta a gastar isso tudo sendo que posso fazer o meu com maisena e bicarbonato de sódio. Segui a receita do SOS solteiros (http://sossolteiros.bol.uol.com.br/shampoo-seco-limpeza-instantanea-como-fazer-e-usar/ )  e lá aprendi um pouco mais sobre o No Poo, já que o bicarbonato de sódio pra lavar o cabelo tem que ser usado como que o shampoo antirresíduos, apenas 1x por semana (http://sossolteiros.bol.uol.com.br/2-receitas-poderosas-naturais-para-cabelos-incriveis-segundo-especialista/ ).
Fiz meu shampoo seco caseiro usando 2 colheres de maisena, 1 de bicarbonato e meia de cacau em pó (meu cabelo não é muito escuro, aí tem que definir quanto de cacau em pó com base no tom do seu cabelo). Usei e ficou uma maravilha! E demorou quase nada pra fazer.  Para aplicar preferi a dica que vi aqui: http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2016/01/quatro-meses-sem-shampoo-jornalista-revela-como-seu-cabelo-ficou-mais-bonito-sem-produtos-industrializados.html?utm_source=facebook&utm_medium=social . Deixei meu shampoo no pote de vidro com tampa e apliquei com pincel de blush. 5 minutos o cabelo com aspecto de limpo e maravilhoso!
Por sinal, essa semana usei denovo meu shampoo industrializado para não repetir o bicarbonato de sódio e fiquei com o couro cabeludo sensível. Parece que já desacostumei com esse negócio de super industrializado.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Transformando cama em sofá



Como já havia comentando, manter um relacionamento a distancia é tudo, menos fácil. Com isso em mente pretendo me mudar pra cidade do meu namorado assim que terminar a faculdade, ou seja, se tudo der certo final do ano. Esse período já vou começar a trabalhar no projeto final. Mas não é sobre isso que vim falar hoje.
Com a ideia de me mudar pra cá final desse ano (ou inicio do ano que vem) já estamos começando a montar a casa do nosso jeito. Estava faltando um sofá, mas tinha uma cama de solteiro sobrando e com um colchão extra. Comecei a pesquisar na internet alguma forma de transformar uma cama de solteiro em um sofá (é uma ideia um tanto razoável, bom tamanho e tudo). Vi vários complicadíssimos onde teria que serrar, levar em marceneiro, refazer estrutura, tirar cabeceira, entre outros. Não me parecia tão viável quanto eu queria, e principalmente porque eu queria custo zero.
Até que achei um perfeito e que usava coisas que já tinha. A cama e 2 colchões. Bastava pegar um dos colchões, de preferência mais fino e maleável, dobra-lo no sentido mais longo e amarrar com barbante (até pra dar o “acabamento” de sofá mesmo) e depois forrar tudo com um lençol grande ou algo do tipo. Quando vim pra cá nessa viagem vim de carro com um monte de bugiganga que me parecia poder ser útil, como minha caixa de ferramentas, furadeira e afins.
Fiz o que o tutorial mandava e ficou que nem a foto. Note que o gato não está incluso no processo, é só porque ela é folgada e resolveu estrear o sofá antes de mim. No mais, gostei do resultado, rápido, prático e eficiente. E também quando precisar não é difícil desfazer se tiver visitas ou se quiser dormir na sala vendo um filme ou uma série no netflix.  
O original da onde tirei a ideia e como fazer é: http://www.opequenolirio.com/2011/06/cama-virar-sofa.html

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Testando as receitas



Fiquei um tempo sem postar por alguns motivos, o principal porque resolvi viajar. Como comentei no primeiro post, meu namorado mora a 850km de mim, então não nos vemos com tanta frequência quanto gostaríamos. Desta vez resolvi inovar e vim de carro. Aproveitei pra trazer algumas coisas que estavam sobrando lá em casa. Numa das viagens a SmartTV da minha mãe estragou e ela correu para comprar outra. Quando voltei, fiquei encarregada de levar a estragada para a assistência. Com ela de volta em casa a minha antiga acabou ficando sem muita função (preferi ficar com a Smart recém consertada ao invés de uma de plasma antiga e com uma das entradas HDMI queimada.
Como meu namorado está trabalhando, resolvi usar o tempo enquanto ele tá de serviço pra ir inovando. Antes de viajar arrisquei fazer maionese caseira. Peguei uma receita que levava bastante alho. Conclusão: fiz maionese de alho pra churrasco (não era bem o que eu queria, mas não posso dizer que ficou ruim, só forte demais). Os erros foram: 4 dentes de alho (devia ter usado apenas ¼ de dente) e uma colher de sopa de sal (acho que uma colher de chá já estaria de bom tamanho). De resto a receita foi:
-2 ovos inteiros
-sal
-alho
-pimenta do reino a gosto
-2 colheres de sopa de vinagre de limão
-2 colheres de cheiro verde picado
-2 xicaras de óleo (usamos azeite)
Modo de preparo: coloque os ovos, vinagre e ¼ de dente de alho no liquidificador. Aos poucos vai adicionando o óleo até dar o ponto. Quando estiver pronto, adicione a gosto sal, pimenta do reino e cheiro verde picado. Algumas receitas dizem pra colocar uma pitada de açúcar antes do vinagre, mas não achei necessário.(Como da pra ver pela foto, não tinha liquidificador disponível, então usei o mixer mesmo e funcionou muito bem, e já fiz direto no pote.)
Já na casa do meu namorado resolvi testar outra receita. Fui atrás de como fazer molho de tomate caseiro. Vi algumas receitas na internet e adaptei-as para formar uma que combinasse melhor comigo. Acho que rendeu pouco, apenas 2 potes de vidro, então quando for fazer novamente, pretendo usar mais de cada um dos ingredientes. Para molho de tomate caseiro usei:
-2kgs de tomate cortado e sem semente
-1/2 pimentão amarelo cortado sem semente
-Azeite a gosto
-3 dentes de alho picado
-2 cebolas grandes picadas
-1 xicara de cheiro verde picado

Modo de preparo: jogue todos os ingredientes na panela de pressão e deixe por 15 minutos depois que pegar pressão. Retire e jogue no liquidificador (ou processador) para virar um caldo (dependendo do tamanho você terá que fazer aos poucos). Quando já tiver triturado tudo, volte para uma panela de deixe por volta de mais 20 minutos para soltar a água.
Quando pronto, mandei foto para minha mãe. Ela deu a ideia de colocar colorau para deixar mais avermelhado. Como o que me interessa é sabor e não aparência achei desnecessário, pois achei o gosto do molho maravilhoso. Ainda quente passei para os potes de vidro que eu tinha (um de molho de tomate e outro de pepino em conserva) e tampei e deixei esfriando fora da geladeira mesmo. Depois de um tempo apertei a tampa e já criou o vácuo sozinho!
A última receita que fiz foi a mais fácil, aproveitei que o processador já estava montado em cima da bancada (da um trabalho ficar tirando ele o tempo todo da caixa, é pesado e desengonçado). Peguei o que ainda tinha de alho (uma cabeça e meia, mais ou menos), descasquei e joguei no processador e pronto, meu próprio alho pronto pra usar sem ter que ficar comprando embalagem pronta no mercado cheia de sódio e conservantes.
Uma coisa que comecei a analisar com essa experiência toda é: o que a gente compra no mercado? Porque de boa, o que gastei pra fazer 2 potes de molho de tomate foi mais caro do que comprar ele pronto. Isso me parece muito estranho e passo a questionar  o que eu coloco no meu organismo quando compro um saco de meio quilo de molho de tomate pronto a R$2! Além de que o caseiro é incomparavelmente mais saboroso.
Quando eu me mudar pra casa do meu namorado com certeza vou querer fazer uma mini horta no quintal e começar a produzir meus próprios tomates e temperos. Parece ser bem legal! Além de que pretendo ter uma composteira (ou roubar a que ficou na casa da minha mãe).