segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Testando as receitas



Fiquei um tempo sem postar por alguns motivos, o principal porque resolvi viajar. Como comentei no primeiro post, meu namorado mora a 850km de mim, então não nos vemos com tanta frequência quanto gostaríamos. Desta vez resolvi inovar e vim de carro. Aproveitei pra trazer algumas coisas que estavam sobrando lá em casa. Numa das viagens a SmartTV da minha mãe estragou e ela correu para comprar outra. Quando voltei, fiquei encarregada de levar a estragada para a assistência. Com ela de volta em casa a minha antiga acabou ficando sem muita função (preferi ficar com a Smart recém consertada ao invés de uma de plasma antiga e com uma das entradas HDMI queimada.
Como meu namorado está trabalhando, resolvi usar o tempo enquanto ele tá de serviço pra ir inovando. Antes de viajar arrisquei fazer maionese caseira. Peguei uma receita que levava bastante alho. Conclusão: fiz maionese de alho pra churrasco (não era bem o que eu queria, mas não posso dizer que ficou ruim, só forte demais). Os erros foram: 4 dentes de alho (devia ter usado apenas ¼ de dente) e uma colher de sopa de sal (acho que uma colher de chá já estaria de bom tamanho). De resto a receita foi:
-2 ovos inteiros
-sal
-alho
-pimenta do reino a gosto
-2 colheres de sopa de vinagre de limão
-2 colheres de cheiro verde picado
-2 xicaras de óleo (usamos azeite)
Modo de preparo: coloque os ovos, vinagre e ¼ de dente de alho no liquidificador. Aos poucos vai adicionando o óleo até dar o ponto. Quando estiver pronto, adicione a gosto sal, pimenta do reino e cheiro verde picado. Algumas receitas dizem pra colocar uma pitada de açúcar antes do vinagre, mas não achei necessário.(Como da pra ver pela foto, não tinha liquidificador disponível, então usei o mixer mesmo e funcionou muito bem, e já fiz direto no pote.)
Já na casa do meu namorado resolvi testar outra receita. Fui atrás de como fazer molho de tomate caseiro. Vi algumas receitas na internet e adaptei-as para formar uma que combinasse melhor comigo. Acho que rendeu pouco, apenas 2 potes de vidro, então quando for fazer novamente, pretendo usar mais de cada um dos ingredientes. Para molho de tomate caseiro usei:
-2kgs de tomate cortado e sem semente
-1/2 pimentão amarelo cortado sem semente
-Azeite a gosto
-3 dentes de alho picado
-2 cebolas grandes picadas
-1 xicara de cheiro verde picado

Modo de preparo: jogue todos os ingredientes na panela de pressão e deixe por 15 minutos depois que pegar pressão. Retire e jogue no liquidificador (ou processador) para virar um caldo (dependendo do tamanho você terá que fazer aos poucos). Quando já tiver triturado tudo, volte para uma panela de deixe por volta de mais 20 minutos para soltar a água.
Quando pronto, mandei foto para minha mãe. Ela deu a ideia de colocar colorau para deixar mais avermelhado. Como o que me interessa é sabor e não aparência achei desnecessário, pois achei o gosto do molho maravilhoso. Ainda quente passei para os potes de vidro que eu tinha (um de molho de tomate e outro de pepino em conserva) e tampei e deixei esfriando fora da geladeira mesmo. Depois de um tempo apertei a tampa e já criou o vácuo sozinho!
A última receita que fiz foi a mais fácil, aproveitei que o processador já estava montado em cima da bancada (da um trabalho ficar tirando ele o tempo todo da caixa, é pesado e desengonçado). Peguei o que ainda tinha de alho (uma cabeça e meia, mais ou menos), descasquei e joguei no processador e pronto, meu próprio alho pronto pra usar sem ter que ficar comprando embalagem pronta no mercado cheia de sódio e conservantes.
Uma coisa que comecei a analisar com essa experiência toda é: o que a gente compra no mercado? Porque de boa, o que gastei pra fazer 2 potes de molho de tomate foi mais caro do que comprar ele pronto. Isso me parece muito estranho e passo a questionar  o que eu coloco no meu organismo quando compro um saco de meio quilo de molho de tomate pronto a R$2! Além de que o caseiro é incomparavelmente mais saboroso.
Quando eu me mudar pra casa do meu namorado com certeza vou querer fazer uma mini horta no quintal e começar a produzir meus próprios tomates e temperos. Parece ser bem legal! Além de que pretendo ter uma composteira (ou roubar a que ficou na casa da minha mãe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário