domingo, 31 de janeiro de 2016

Chegou a composteira!

Bem, ontem chegou a composteira que tanto queríamos. Como teve problemas nos correios ficamos preocupadas com as minhocas mas chegaram bem. O local já estava pronto para a chegada delas. Rapidamente abri a caixa e comecei a fuçar. Claro que comecei a montar antes mesmo de ler o manual e fiz errado (mamãe sempre falou que preguiçoso trabalha dobrado). Como eu estava muito animada com a chegada nem liguei de ter que refazer. Já tinha bastante comida separada para as minhocas então de fome eu sabia que não iam morrer.
Bem, aqui em casa minha mãe gosta bastante de planta (inclusive temos um orquidário) mas com isso minha mãe gastava tempo e dinheiro indo atrás de humos de minhoca e adubo. Com a ideia de não produzir mais lixo voltamos a considerar a composteira e logo fomos atrás de uma na internet. Achei no site https://loja.moradadafloresta.eco.br/ .
Descobri esse site por causa de alto totalmente nada a ver mas apaixonei por ele quando vi a opção de fraldas reutilizáveis (e não estava pesquisando por isso mesmo porque não tenho filhos e não terei também tão cedo). Mas vi o vídeo e achei extremamente interessante para quem quer ter filhos e sempre que fico sabendo de alguém que planeja ter filhos indico como opção por ser prático e economizar uma boa grana.
Agora com a composteira a quantidade de lixo deve reduzir consideravelmente. Mas tem que lembrar também que compostagem é a última alternativa, já que a ordem é: Recusar - Reduzir – Reutilizar – Reciclar - Rot (compostagem) e a ordem deve ser mantida assim. A parte de reciclar aqui em casa é extremamente fácil, pois moro em um condômino que faz coleta seletiva (inclusive óleo e pilhas). Durante a obra aproveitamos alguns dos potes de massa corrida para fazer nossas próprias lixeiras de coleta seletiva (pontos positivos: foi de graça já que aproveitamos um item que iria para o lixo).

Para as pessoas que acham que reduzir o lixo é algo impossível quero avisar uma coisa: é muito mais fácil e possível do que se imagina. Você continua podendo tomar sua cerveja e seu vinho em paz, comprar pão na padaria e até refrigerante. Hoje em dia essas coisas tudo podem ir para a reciclagem (pet, lata e afins) e rolha de vinho pode ser colocada na composteira. O que geramos de lixo pode facilmente ser reduzido a próximo de zero, basta uma readaptação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário