sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Opções alternativas – Shampoo e Condicionador


               Há uma semana parei de usar shampoo e condicionador. Peguei a receita mais comum que é bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. No começo me pareceu bem estranha a ideia de lavar o cabelo com esses produtos. Mas, como assim? Bicarbonato? VINAGRE? Vinagre se coloca em salada pra comer! Que nojo colocar algo que se come no cabelo. Mas... E o que eu coloco no cabelo, então?
               Bem, antes dos smartphones e outras tecnologias a gente ficava lendo rótulo de shampoo e condicionador. Era o que tinha pra passar o tempo quando não se tinha muitas outras opções para fazer. E claro, a gente sempre se esquecia de levar uma revista para o banheiro de qualquer forma. Só porque eu não sei o que são os ingredientes do shampoo significam que são bons para o meu cabelo ou são bons pra quem lucra em cima disso?
               A primeira grande mudança no meu cabelo aconteceu quando eu passei a lavar o cabelo com água fria. Por sinal, estou falando de mudanças boas, não a época que estraguei meu cabelo com água oxigenada e descolorantes em pó de 2 reais na farmácia e pintava depois com anilina e violeta de genciana, se bem que se eu fosse pintar o cabelo hoje em dia ainda usaria esses ‘ingredientes’. Voltando a melhoria do cabelo, a água gelada fez milagres de hidratação. Ok que é horrível lavar o cabelo com água gelada em dias frios. Deram-me a dica de lavar o cabelo no tanque, mas também não rola ir até a área de serviço cada vez que quero lavar o cabelo. Então é isso, encarar a água gelada e fazer malabarismo para não cair água no resto do corpo.
               Depois de umas semanas com água fria todos começaram a notar a diferença no cabelo. Parecia bem mais hidratado, liso, limpo e bem cuidado. Claro que ninguém quis seguir a receita comigo de água gelada. Agora resolvi parar de usar shampoo e condicionador. Duvido que as pessoas também queiram fazer o mesmo, mas como sempre, faço por mim e não pelos outros. Única coisa que posso fazer é compartilhar as experiências.
               Eu assumo, achei que o bicarbonato e vinagre iam fazer milagres no meu cabelo. Bem, depois da água fria nada mais faz milagres pra mim. Mas também não estou reclamando. Teve grandes vantagens. Desde pequena eu perco MUITO cabelo. Lembro-me de quando eu tinha 10 anos e minha tia ficou horrorizada com o tanto de cabelo que eu perdia e que eu ia ficar careca. Preocupada, minha irmã veio conversar comigo. Explicou-me que eu poderia ter alguma doença ou distúrbio que causasse isso, mas que era pra eu pensar no lado positivo, que seria um barato poder ter várias perucas e trocar de cabelo todos os dias. Bem, isso tem 15 anos e ainda não estou careca (eu bem queria sair por aí com uma peruca azul).
Mas voltando ao assunto do bicarbonato, bem, a primeira sensação foi a de cabelo imediatamente limpo. Nunca senti o cabelo tão limpo. Ficou até áspero na hora que passei a água para enxaguar bem. Na hora que passei o vinagre isso já foi resolvido. Claro que o cabelo não desembaraça que nem com condicionador, mas tem seu lado bom. Para tirar o cheiro do vinagre basta enxaguar e pronto. Limpeza feita.
Bem, claro que errei algumas vezes antes de acertar. Na primeira vez não consegui bem acertar como distribuir o bicarbonato pelo cabelo e também não enxaguei o vinagre. Resultado: cabelo em 2 dias ficou oleoso e passei 3h sentido cheiro de vinagre até o cabelo secar. Não gostei. Na próxima lavagem resolvi passar o bicarbonato melhor, passava por baixo da cabeça por atrás da orelha pra distribuir bem. Gostei mais. Também passei vinagre no cabelo todo (menos na raiz) e enxaguei. Mesmo resultado só que sem cheiro. 2 dias sem lavar e nada de oleosidade! Quando li a primeira vez sobre o assunto descobri que a mulher lavava o cabelo 1x por semana e ele não ficava oleoso.

Mágica? Não... Simplesmente que essa receita equilibra a produção de oleosidade pelos fios. Já os shampoos químicos precisam que você use os produtos o máximo possível para acabarem logo e você comprar mais e mais. Existem outras receitas se shampoo e condicionador caseiros que pretendo testar ao longo do tempo. Só pesquisar na internet. Por enquanto quero usar mais um tempinho esse duo e ver como vai ficar o cabelo daqui para frente. Enquanto isso, pretendo agora começar a pesquisar receitas naturais para fazer em casa e não depender de produtos congelados, industrializados e cheios de conservantes. 

Um comentário: