domingo, 24 de janeiro de 2016

Zero waste / Lixo zero

               Essa última semana estive estudando bastante as propostas sobre lixo zero. Li blogs vi vídeos e tudo o mais. Mas vamos começar do começo...
               Aqui em casa, eu e minha mãe, sempre fomos muito ligadas em reciclagem. Mas recentemente descobri que, o que eu achava que estava fazendo um grande bem, não passava da minha responsabilidade. Só separar o lixo não adianta. Ok, é um começo e é melhor que nada. Mas não é algo tão complexo e magnifico quanto eu achava que era.
               Com a ideia de reciclagem construímos a casa que moramos. Temos aproveitamento de água de chuva para regar as plantas e pras privadas. Isso reduziu em 50% nosso consumo de água. Além disso, temos aquecimento de água a luz solar e atualmente estamos estudando a colocação de células foto voltaicas. Mas mesmo com tudo isso continuamos gerando muito lixo. Lixo que vai parar em aterros sanitários, proliferar doenças, germes, bactérias, ratos, baratas...
               Com isso em mente comecei estudando os seguintes blogs:
               - http://www.umanosemlixo.com/
               - http://www.trashisfortossers.com/
               - http://www.zerowastehome.com/
               Já com o material estudado e bem fresco na cabeça resolvi começar a compartilhar as ideias com a minha mãe. Passamos a noite inteira estudando os blogs juntas, vendo vídeos, receitas e afins. Minha mãe apaixonou. Claro que, de um dia para o outro, não vamos simplesmente conseguir fazer milagre. Nem espero que a gente consiga, em 3 anos, ter apenas um potinho pra dizer que foi todo o lixo que geramos em 3 anos, mas todo mundo começa em algum lugar, não?
               O que antes era apenas “Reuse, Reduze e Recicle” virou “Recuse, Reduza, Reuse, Recicle e Rot (decompor)”. Para isso fomos atrás das coisas básicas, nossos primeiros passos, ou como os americanos falam: passos de bebê (baby steps). Compramos uma composteira (amo a internet, a gente acha tudo e ainda pode mandar entregar em casa!) e mason jars (uns potes de vidro com tampa e alça pra servir de caneca re-re-re-re-re-reutilizaveis).
               O legal da composteira é que eu sempre gostei de minhocas e agora vão chegar por volta de 300! Além disso vamos poder parar 100% de gerar lixo orgânico em casa. Além disso, minha mãe já se responsabilizou por fazer guardanapos de pano para carregarmos na bolsa para o kit básico.
               Kit básico:
               - Sacola de pano reutilizável (bom que aqui em casa já temos várias porque já tem tempo que preferimos elas às sacolas de pano de supermercado
               - Mason jar
               - Guardanapo de pano
               - Talheres de metal
               Esse kit é para se ter sempre na bolsa para qualquer lugar que vá nunca precisar gerar lixo. O que achamos que seria o mais difícil se provou ser um dos mais fáceis, comprar sem embalagens. Descobrimos uma loja aqui no bairro que vende a granel. Fomos e questionamos se poderíamos comprar levando nossos potes de vidro e pesando diretamente neles (e obviamente descontando o peso do vidro) e aceitaram. E fiquei impressionada! A loja tem coisas que eu nem imaginei que seria possível.
               Para casa o trio mais importante que existe (pelo que eu li) é vinagre (de maçã), bicarbonato de sódio e óleo de coco. Bem, o óleo encontramos nessa lojinha, então mais um ponto positivo para ela. O bom disso tudo é que obrigatoriamente teremos uma alimentação melhor. E já começou ontem mesmo. O que eu normalmente chegaria em casa e prepararia algo congelado (gerando muito lixo de embalagem) foi substituído por um sanduiche delicioso de pão francês com bastante azeite, queijo, presunto, pepino em conserva, alface e vinagrete.

               Em breve vou a loja com meus potes e compartilho as maravilhas que encontrei por lá. Tudo com cara de natural, saudável e não processado ou mergulhado em conservantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário