domingo, 17 de janeiro de 2016

Opções alternativas – Desodorante

               Há 5 anos atrás tive um pequeno problema. Tudo começou com uma espinha interna. Pelo menos era o que eu achava na época. Senti um leve incomodo na axila, um carocinho. Já imaginei que seria uma espinha, que logo romperia a pele e eu me veria livre dela em poucos dias. Que engano! Umas duas semanas depois eu mal conseguia mover o braço esquerdo. Era um furúnculo de uns 4 centímetros. Minha mãe resolveu dar a dica de comprar uma pomada na farmácia que “puxaria” o furúnculo mais rapidamente.
               E foi o que fez. 3h depois de passar a pomada não mexia mais o braço. Minha mãe logo me levou ao médico pra saber como melhor proceder. Passei pela triagem e já informaram que provavelmente teria que fazer cirurgia. Quando encaminhada para a médica ela apenas confirmou. Teria que ser removido cirurgicamente, ali e agora. Perguntei se teria anestesia e ela, pra não me desanimar muito, disse que sim.
               A camada de pele era muito fina, e a anestesia não fez muito efeito. Todos os cortes que foram feitos eu senti. Chutava o ar, chorava e queria gritar. A dor era imensurável. Minha mãe disse ter se impressionado com a quantidade de pus que saiu da minha axila. Foram um total de 5 cortes. Todos apertados até parar de sair pus e passar a sair sangue.
               Quando terminou sentei pra relaxar e respirar um pouco. Após acalmar a médica veio conversar comigo. Ela me explicou que eu teria que tomar antibiótico 4x por dia durante uma semana para não ter infecção. Além disso, que eu não poderia mais usar antitranspirante. Teria que passar a procurar por desodorante. Passava muito tempo no mercado olhando produto por produto pra diferenciar desodorante de antitranspirante. Comecei a pesquisar mais sobre o assunto.
               Descobri o tanto que antitranspirante faz mal. Além do meu caso de ter tido um furúnculo ele também aumenta as chances de desenvolver câncer de mama. Comecei a ficar preocupada e fui estudando meios alternativos. Descobri sobre o sabonete. Mentira, já tinha ouvido falar, mas como aos 20 a gente se acha imortal não damos importância pra essas coisas.
               A técnica do sabonete é extremamente fácil. Além de que ajuda a reduzir custo para você e ao meio ambiente. Basta sair do banho, pegar um sabonete e passar, que nem se passa aqueles desodorantes em barra. Para facilitar faço o seguinte: deixo uma saboneteira na pia com um sabonete (de preferência antibacteriano, mas os normais também funcionam). Como uso sabonete liquido para lavar as mãos esse sabonete fica exclusivamente na pia para isso. Quando saio do banho seco o corpo todo, pego o sabonete, passo a ponta na água e passo que nem desodorante.
               Tenho tido bem menos problemas com cheio e nunca mais tive qualquer espinha na região. Faço isso há aproximadamente 5 anos já e não sei mais o que é comprar sabonete desde então. Para manter o sabonete da pia sempre novo, assim que acaba o sabonete do chuveiro passo o que está na pia para o box e coloco um novo na pia.
               Antes não pensava tanto nessas coisas. Para mim já era algo normal e nunca pensei no quanto faço um bem para o meu corpo, deixando de usar produtos extremamente industrializados e que inibem o corpo de fazer o que é natural, transpirar. Atualmente estou interessada em mais coisas que posso substituir, como coletor menstrual no lugar de absorventes (internos e externos) e tenho me adaptado super bem. Talvez faça um post depois sobre o assunto.

               Meu próximo passo será testar a técnica do “no poo” que consiste em parar de usar produtos derivados de petróleo no cabelo. Bem, só essa explicação já me convenceu. Pretendo pesquisar um pouco mais sobre isso, testar e depois contar minha experiência.

               P.S. esqueci de falar antes, mas outra coisa que notei é que, sem desodorante ou antitranspirante, minhas roupas passaram a ficar muito menos amareladas nas axilas, o que tem sido outro ponto bastante positivo. Mantem o branco mais branco e o preto mais preto. 

Um comentário:

  1. Sis,
    Estou usando um desodorante natural, mas interessada em passar para o leite de magnésio. Dizem que é perfeito.
    E também estou pensando em aderir à técnica no-poo...
    A gente vai ser falando. Bjs

    ResponderExcluir