domingo, 10 de janeiro de 2016

Como criar suas metas

               Ontem falei sobre a importância das metas, mas esqueci de deixar claro a melhor forma de decidi-las. O primeiro passo para criar suas próprias metas é se conhecendo melhor. Você tem que aprender quem você é para daí saber o que quer atingir. Dedique um tempo para analisar suas forças e fraquezas. Para isso, faça uma lista.

               Se não sabe quais as suas forças e fraquezas comece lembrando-se da época de escola. O que mais gostava? Em quais matérias se destacava? Em quais tinha mais dificuldade? Além disso, comece a prestar atenção no seu dia a dia. Quais tarefas você realiza com maior facilidade? O que demanda mais atenção e tempo? E não deixe nada de fora. Até aptidão para redes sociais pode ser acrescentado a sua lista. Lembre-se que há muitos autônomos que trabalham com redes sociais, como por exemplo, para divulgar produtos e serviços.
               Com a lista já completa mostre-a aos amigos e parentes. As vezes cobramos demais de nos mesmos e achamos que somos ruins em algo quando na verdade não somos. O mesmo vale pra acharmos que fazemos algo muito bem e às vezes, quem vê de fora, pode apontar onde estão nossos erros. Encare as críticas como uma forma positiva de aprendizado, mesmo porque quem quer seu bem vai ser sempre sincero com você, e quem quer seu mal pode concordar com tudo só pra você se “dar mal” no futuro.
               Agora sabendo seus pontos fortes e fracos fica mais fácil estabelecer metas concretas e plausíveis. Crie, agora, metas concretas e se de prazos possíveis para a realização de cada uma delas. Para metas de longo prazo, procure quebra-las em metas menores pra sempre se manter motivado, ou se não for possível, escreva o maior numero de detalhes sobre elas, como passo-a-passo, coisas importantes para conquista-las e assim por diante. De preferência anote tudo e deixe num local visível ou de fácil acesso e olhe para elas frequentemente para nunca se esquecer delas e poder cada vez se motivar mais.


               As vezes olhando-as você vai ver que ao longo do tempo o que era importante hoje, já não é mais importante amanhã e você pode ir substituindo as metas como achar melhor. Você é a melhor pessoa pra saber do que você precisa, e confie sempre em você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário